Letras funk - a despersonificação da mulher.
João Cruzué
O movimento funk carioca chegou à periferia da Capital paulista há pelo menos cinco anos. Como foi difícil aguentar durante alguns meses o som alto das caixas tocando uma música chamada "bonde do tigrão". Mais recentemente, nos fins de semana a coisa evoluiu. As caixas dentro das salas e janelas abertas foram para os porta malas ou mesmo dentro dos carros com potências muito mais poderosas, tocando a qualquer hora do dia, da noite e da madrugada. O febre do movimento funk definitivamente "pegou" na perifa de Sampa.
O som alto, entretanto, não é o que mais me incomada no Funk. São as letras com palavras chulas que me assustam. Certo dia desses, alguns moços da bairro escolheram o começo de minha rua, colocaram o carro na calçada, abriram o porta malas e das caixas comoçou um batuque funkeiro em volume considerável. Apesar de a esta altura de meus 53 anos já estar meio surdo, justamente, por causa de barulho, o batuque não incomodava tanto. Mas uma letra "chulíssima" invadia a privacidade de todas as casas, ofendendo todas as mulheres, inclusive minha esposa e minha filha. Era um tal que passar a mão ali... sendo este "verso" um dos mais "castos", com gritos de orgasmos femininos em outras coisas que nem quero mencionar aqui. Reclamei, quase apanhei, mas nunca mais o som foi ligado ali.
Como crente preciso analisar a questão sob dois ângulos. Pela ótica de um cidadão e pelo foco espiritual cristão. Pela lado cidadão, posso dizer que tomei uma atitude de resistência pacífica sem aceitar a provocação para um confronto físico, graças a Deus, foi uma surpresa ter sido ouvido, nesta esfera, e o barulho terminou. Mas, pelo lado espiritual há outras coisas envolvidas, que de agora em diante passo analisar pois diz repeito ao cerne do texto.
Não posso dizer que a música funk seja do diabo, mas quanto as suas letras, posso sim. As letras partem do pressuposto de que toda mulher é como uma prostituta, pois usam as palavras desse meio. Não estou desprezando prostitutas, são dignas de ouvir o evangelho, mas estou referindo-me a um linguajar que não é próprio fora de seu meio. Uma comunidade inteira é fica exposta a ouvir este som móvel até se acostumar com ele. Estas letras sujas do funk tiraram a mulher de uma condição que já era ruim, para a condição de animal inferior. De objeto de desejo sexual, para uma cadela disposta à cruza. A diferença entre o sexo conjugal cantado em pura poesia bíblica em Cantares de Salomão para uma letra horrorosa e porca da música funk fica muito bem comparada usando apenas duas frases. "Amada minha" x "cachorras e preparadas".
Eu estive conversando com minha filha, já casada, e ela me disse uma coisa muito triste. Na opinião dela, estas jovens que estão hoje "quebrando" e balançando o traseiro no meio da rua, daqui a um futuro não muito longe, estarão grávidas. Seus bebês muito provavelmente não conhecerão o pai e serão criados por avós. Cresceram revoltados, agressivos, doidos, não porque lá no fundo sejam isso, mas porque usam desse artifício para encobrir a despersonalização. Quando olham para outras crianças andando com seus pais e sentindo a falta de um, que não conheceram, deparam-se com um vazio que não conseguem suportar. Eles são o produto do desamor. Não de um ato conjugal, mas de uma cruza entre um "tigrão" e uma "cachorra."
Minha trabalha contando histórias para crianças de periferia. Em sua roda de leitura tinha um garoto terrível, perturbado e malvado. Conversando com ele, descobriu que era super carente de amor. Sua maior frustração era não conhecer seu pai. Nem sua mãe sabia quem ele era para confortá-lo. Aliás, foi criado pela avó, pois sua mãe casou-se e tem outra família. Conta minha filha que em determinado dia, pediu que as crianças da roda de leitura levassem algum brinquedo, para melhor interação livro-criança. Uns levaram carrinhos, outros celulares de verdade, bonecas etc. Como não tinha nada, o garotinho "malvado" levou uma tesoura de costura velha!
Assim, em um país tão mal administrado, onde as receitas públicas não gastas primariamente para pagar juros a banqueiros, enquanto os investimentos são reduzidos para garantir os juros dos agiotas, enquanto provocam o enfraquecimento econômico da família; cada família enfraquecida não conseguirá estudar seus filhos. Sem estudos não há como romper com a miséria. Eu critico estas letras do funk que depreciam a mulher porque elas carecem de profundidade e de realidade. Suas palavras chulas só fazem aumentar a miséria já existente quando usa a música para roubar à dignidade da família, principalmente da mulher e das crianças.
Fonte: http://olharcristao.blogspot.com/2009/02/mulher-letras-musicas-funk.html
domingo, 8 de fevereiro de 2009
Veja que curiosidades interessantes:
Veja que curiosidades interessantes:
* Por que os Flintstones comemoravam o Natal se eles viviam numa época antes de Cristo??
* Por que os filmes de batalha espaciais tem explosões tão barulhentas, se o som não se propaga no vácuo???
* Se depois do banho estamos limpos porque lavamos a toalha???
* Como é que a gente sabe que a carne de chester é de chester se nunca ninguém viu um chester??? (vc já viu um chester? )
* Por que quando aparece no computador a frase 'Teclado Não Instalado', o fabricante pede p/ apertar qualquer tecla???
* Se os homens são todos iguais, por que as mulheres escolhem tanto???
* Por que a palavra 'Grande' é menor do que a palavra Pequeno'???
* Por que 'Separado' se escreve tudo junto e 'Tudo junto' se escreve separado???
* Se o vinho é líquido, como pode existir vinho seco???
* Por que as luas dos outros planetas tem nome, mas a nossa é chamada só de lua???
* Por que quando a gente liga p/ um número errado nunca dá ocupado???
* Por que as pessoas apertam o controle remoto com mais
força, quando a pilha está fraca???
* Quando inventaram o relógio, como sabiam que horas eram, para poder acertá-lo???
* Se a ciência consegue desvendar até os mistérios do DNA, porque ninguém descobriu ainda a fórmula da Coca-Cola???
*Como foi que a placa 'É Proibido Pisar na Grama' foi colocada lá???
* Por que quando alguém nos pede que ajudemos a procurar um objeto perdido, temos a mania de perguntar: 'Onde foi que você perdeu?'
* Por que tem gente que acorda os outros para perguntar se estavam dormindo???
* Se o Pato Donald não usa calças, por que ele amarra uma toalha na cintura quando sai do banho???
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Relíquias evangélicas
Para quem gosta e para quem nunca ouviu vale a pena acessar o site e ouvir estas antiguidades...
http://tvmissionaria.ning.com/video/video/listFeatured
Deus os abençoe!
http://tvmissionaria.ning.com/video/video/listFeatured
Deus os abençoe!
sábado, 31 de janeiro de 2009
Um Milagre Recente no Egito
Data: Quarta, 24 de setembro de 2008, 6:22 Um Milagre Recente no Egito
Um muçulmano egípcio matou sua esposa porque ela estava lendo a Bíblia e então a enterrou com seu bebê nascido há poucos dias e uma filha de 8 anos de idade.
Um muçulmano egípcio matou sua esposa porque ela estava lendo a Bíblia e então a enterrou com seu bebê nascido há poucos dias e uma filha de 8 anos de idade.
As crianças foram enterradas vivas! Ele então disse à polícia que um tio havia matado as crianças. Quinze dias mais tarde, outra pessoa da família morreu. Quando foram enterra-la, encontraram as duas crianças sob a areia - E VIVAS!
O país ficou em choque e o homem será executado. Perguntaram à menina de 8 anos como ela havia conseguido sobreviver por tanto tempo e ela disse: 'Um homem que usava roupas brilhantes e com feridas que sangravam em suas mãos, vinha todos os dias para nos alimentar. Ele sempre acordava minha mãe para dar de mamar à minha irmã'.
Ela foi entrevistada no Egito numa Tv nacional por uma mulher jornalista que tinha o rosto coberto.
Ela disse na Tv pública, 'Foi Jesus quem veio cuidar de nós, porque ninguém mais faz coisas como essas!'
Ela foi entrevistada no Egito numa Tv nacional por uma mulher jornalista que tinha o rosto coberto.
Ela disse na Tv pública, 'Foi Jesus quem veio cuidar de nós, porque ninguém mais faz coisas como essas!'
Os muçulmanos acreditam que Isa (Jesus) aparecerá para fazer coisas desse tipo, mas as feridas em Suas mãos dão provas de que Ele realmente foi crucificado e que Ele está vivo!
Mas também ficou claro que a criança não seria capaz de inventar essa história e não seria possível que essas crianças vivessem sem um milagre verdadeiro.
Os líderes muçulmanos terão muita dificuldade em lidar com essa situação e a popularidade do filme 'Paixão de Cristo' não os ajuda!
Mas também ficou claro que a criança não seria capaz de inventar essa história e não seria possível que essas crianças vivessem sem um milagre verdadeiro.
Os líderes muçulmanos terão muita dificuldade em lidar com essa situação e a popularidade do filme 'Paixão de Cristo' não os ajuda!
Como o Egito está bem no centro da mídia e da educação do Oriente Médio, você pode ter a certeza de que essa história vai se espalhar rapidamente.
Jesus Cristo ainda está deixando o mundo de pernas pro ar! Por favor espalhe esta história por todos os lugares. 'O Senhor diz, 'Abençoarei a pessoa que colocar Sua confiança em Mim'' (Jeremias 17).
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
CRISTÃOS IDOSOS SÃO EXPULSOS DE CASA
Em um pequeno vilarejo a oeste de Bangladesh, muçulmanos forçaram dois irmãos a expulsar seus pais de casa por terem se convertido ao Cristianismo.
Ishmael Sheikh, de 70 anos, e sua esposa, Rahima Khatun, de 55, foram batizados em 9 de novembro. Ao fim do mês, Ishmael disse à agência de notícias Compass Direct que vizinhos muçulmanos no vilarejo de Kathuly, próximo à cidade de Gangni, no distrito de Meherpur, forçaram seus dois filhos a expulsá-los de casa.
Enfermo, Ishmael disse a Compass que seus dois filhos haviam ficado sob intensa pressão de vizinhos no vilarejo, todos muçulmanos, antes do casal receber Cristo.
Os vizinhos ameaçaram impedir os netos de Ishmael de se casaerem com pessoas do vilarejo caso sues pais permitissem que Ishmael permanecesse em casa.
“Meus filhos temem que, se voltarmos para casa, seus filhos e filhas não se casarão na sociedade muçulmana”, disse Ishmael. “Somos os primeiros a se converter ao cristianismo no vilarejo. Os vizinhos disseram aos meus filhos: Por que seus pais viveriam neste vilarejo? Eles não têm o direito de viver aqui porque não são mais muçulmanos”.
O casal foi para um abrigo a 500 metros de sua casa.
“Eu tenho salvação em Jesus”, disse Ishmael. “Nesse abrigo, sem comida, estou pronto para enfrentar a morte por causa de alguma doença ou de ataque de vizinhos muçulmanos, mas nunca voltarei para o islã.”
O pastor do casal, Jhontu Biswas, tem se encontrado com os filhos diversas vezes, sendo a última vez no dia 8 de janeiro, para pedir que levem os pais idosos de volta para casa. Ele disse que os filhos gostariam de levá-los de volta, mas não podem devido à pressão dos muçulmanos.
“Os moradores do vilarejo pressionam os filhos de Ishmael alegando que, se levarem seus pais cristãos recém-convertidos de volta para casa, suas filhas não serão tomadas em casamento na sociedade”, disse Jhontu. “Seu filho mais novo está tentando casar a filha que ainda não é madura o suficiente para isso. Estão procurando um noivo. Eles não podem levar seus pais de volta para casa até que essa moça se case.”
Nenhum dos parentes de Jhontu é cristão e ele disse que nenhum deles pode ter qualquer relacionamento com alguém da sociedade muçulmana.
Jhontu disse que Ishmael está doente e não pode fazer nada a não ser pedir aos outros para sobreviver.
“Ele se refugiou no abrigo e cristãos nessa área lhe dão comida”, disse Jhontu. “Não se sabe por quanto tempo permanecerão aqui. Os cristãos locais também são muito pobres, sendo a maioria diaristas que vivem na linha da pobreza. Então, por quanto tempo proverão comida para Ishmael? Ambos estão adoecendo dia após dia por falta de alimento.”
Vamos orar para que a família de Ishmael tenha um encontro com Jesus. Precisamos também orar em favor da saúde de Ishmael e sua esposa.
Postado por Missão A Voz dos Mártires
Ishmael Sheikh, de 70 anos, e sua esposa, Rahima Khatun, de 55, foram batizados em 9 de novembro. Ao fim do mês, Ishmael disse à agência de notícias Compass Direct que vizinhos muçulmanos no vilarejo de Kathuly, próximo à cidade de Gangni, no distrito de Meherpur, forçaram seus dois filhos a expulsá-los de casa.
Enfermo, Ishmael disse a Compass que seus dois filhos haviam ficado sob intensa pressão de vizinhos no vilarejo, todos muçulmanos, antes do casal receber Cristo.
Os vizinhos ameaçaram impedir os netos de Ishmael de se casaerem com pessoas do vilarejo caso sues pais permitissem que Ishmael permanecesse em casa.
“Meus filhos temem que, se voltarmos para casa, seus filhos e filhas não se casarão na sociedade muçulmana”, disse Ishmael. “Somos os primeiros a se converter ao cristianismo no vilarejo. Os vizinhos disseram aos meus filhos: Por que seus pais viveriam neste vilarejo? Eles não têm o direito de viver aqui porque não são mais muçulmanos”.
O casal foi para um abrigo a 500 metros de sua casa.
“Eu tenho salvação em Jesus”, disse Ishmael. “Nesse abrigo, sem comida, estou pronto para enfrentar a morte por causa de alguma doença ou de ataque de vizinhos muçulmanos, mas nunca voltarei para o islã.”
O pastor do casal, Jhontu Biswas, tem se encontrado com os filhos diversas vezes, sendo a última vez no dia 8 de janeiro, para pedir que levem os pais idosos de volta para casa. Ele disse que os filhos gostariam de levá-los de volta, mas não podem devido à pressão dos muçulmanos.
“Os moradores do vilarejo pressionam os filhos de Ishmael alegando que, se levarem seus pais cristãos recém-convertidos de volta para casa, suas filhas não serão tomadas em casamento na sociedade”, disse Jhontu. “Seu filho mais novo está tentando casar a filha que ainda não é madura o suficiente para isso. Estão procurando um noivo. Eles não podem levar seus pais de volta para casa até que essa moça se case.”
Nenhum dos parentes de Jhontu é cristão e ele disse que nenhum deles pode ter qualquer relacionamento com alguém da sociedade muçulmana.
Jhontu disse que Ishmael está doente e não pode fazer nada a não ser pedir aos outros para sobreviver.
“Ele se refugiou no abrigo e cristãos nessa área lhe dão comida”, disse Jhontu. “Não se sabe por quanto tempo permanecerão aqui. Os cristãos locais também são muito pobres, sendo a maioria diaristas que vivem na linha da pobreza. Então, por quanto tempo proverão comida para Ishmael? Ambos estão adoecendo dia após dia por falta de alimento.”
Vamos orar para que a família de Ishmael tenha um encontro com Jesus. Precisamos também orar em favor da saúde de Ishmael e sua esposa.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Rússia - Nova lei religiosa prejudica missões
Do Campo Missionário
"Caros irmãos,
Ficamos sabendo que, ontem, o presidente [Medvedev] assinou a lei que foi apresentada pelo Parlamento e que tem um objetivo claro de prejudicar e barra o crescimento do Evangelho nesse país.
Entre outras coisas essa lei diz que:
1. Todas a igrejas precisarão ser registradas novamente e para consegui esse registro é necessário o mínimo de 200 participantes adultos. O problema é que podemos contar em uma mão as igrejas que têm mais de 200 membros.
2. Todo estrangeiro está probido de exercer qualquer atividade "espiritual" , a não ser que ele tenha o visto religioso. Até uma oração feita por um estrangeiro será ilegal se esse não tiver o visto religioso. Se um estrageiro for denunciado ou descoberto exercendo alguma atividade religiosa pode ser expulso do país.
3. As igrejas locais não podem fazer qualquer trabalho evangelístico a não ser com a devida autorização do departamento religioso.
Contamos com suas orações,"
Marcus Vinícius e Andrea Figueiredo
Missionários brasileiros, de Aracajú, na Rússia
Fonte: Irmã Wilma Acioli
Fonte : olharcristao.blogspot.com
"Caros irmãos,
Ficamos sabendo que, ontem, o presidente [Medvedev] assinou a lei que foi apresentada pelo Parlamento e que tem um objetivo claro de prejudicar e barra o crescimento do Evangelho nesse país.
Entre outras coisas essa lei diz que:
1. Todas a igrejas precisarão ser registradas novamente e para consegui esse registro é necessário o mínimo de 200 participantes adultos. O problema é que podemos contar em uma mão as igrejas que têm mais de 200 membros.
2. Todo estrangeiro está probido de exercer qualquer atividade "espiritual" , a não ser que ele tenha o visto religioso. Até uma oração feita por um estrangeiro será ilegal se esse não tiver o visto religioso. Se um estrageiro for denunciado ou descoberto exercendo alguma atividade religiosa pode ser expulso do país.
3. As igrejas locais não podem fazer qualquer trabalho evangelístico a não ser com a devida autorização do departamento religioso.
Contamos com suas orações,"
Marcus Vinícius e Andrea Figueiredo
Missionários brasileiros, de Aracajú, na Rússia
Fonte: Irmã Wilma Acioli
Fonte : olharcristao.blogspot.com
Estatísticas de missões
Site muito bom com gráficos estatísticos de missões pelo mundo.
Vale a pena conferir.
http://www.infobrasil.org/agen/por/graf-2005/bra/bra_graf/index.html
Vale a pena conferir.
http://www.infobrasil.org/agen/por/graf-2005/bra/bra_graf/index.html
Assinar:
Postagens (Atom)