quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Vissarion: Reencarnação de Jesus na Rússia


Na Rússia, em meio às vastas extensões da Sibéria, mais um "Cristo" vem reunindo seguidores desde 1991 [há outros casos, como no México e no Brasil*]. Sergei Torop, 46 anos [em 2007], filho de um operário de construção, aos 18 anos entrou para as Forças Armadas soviéticas. Em 1985, começou a trabalhar como guarda de trânsito, no turno da noite. Nesta época, Torop começou a olhar as estrelas: "E eu senti que as estrelas eram minha casa". Em 1990, aos 29 anos, ele teve a percepção de sua natureza divina e entendeu que Deus o enviara à Terra por causa do ódio, da guerra, da degradação ambiental; "porque o mundo passa por um momento crítico e somente quando a raça humana se tornar uma única família as portas do Universo se abrirão".
* NOTÍCIA: Jesus Reencarnou no Brasil

Torop e seus seguidores moram em Abode of Dawn [Morada do Alvorecer], uma pequena cidade que não está nos mapas, situada na taiga siberiana, na Depressão de Minusinsk, distrito de Krasnoyarsk. Ali, em meio a terras ermas e frias, vivem cerca de 250 pessoas a uma temperatura que chega a 50° negativos. Outros devotos vivem em 40 vilarejos próximos somam entre 4 a 5 mil fiéis do novo Messias - os "vissariosistas" [outras fontes falam em 10 mil pessoas, além de seguidores em outros países, como Alemanha].

Sergei Torop declara-se Jesus Cristo reencarnado e, em suas palestras com discípulos, fala de sua vida na Judéia e de sua morte nas mãos de Poncio Pilatos. Nesta vida, chama a si mesmo de Vissarion e sua seita é chamada, pelas autoridades, de Igreja do Último Testamento e se auto-denomina Comunidade da Fé Unificada [Community of Unified Faith]. O Cristo russo tem esposa e seis filhos. Sua doutrina desencoraja o consumo de álcool, drogas, tabaco e recomenda uma dieta rigorosamente vegetariana.

Em seus 61 mandamentos, a doutrina enfatiza como valores a serem cultivados: a gentileza para com todas as criaturas, a não-agressão, a paz, a pureza de pensamentos, praticar o bem além de todas as medidas. Os moradores de Abode... tentam comer somente aquilo que cultivam mas compram produtos complementares, como açúcar, grãos, sal, farinha de trigo e chá. A ênfase na preservação ambiental é um ponto destacado na doutrina de Vissarion. A energia elétrica da casa do "mestre", que fica no alto de uma montanha, é fornecida por um painel de captação de energia solar.

Além de doutrinar,O "Cristo russo emprega seu tempo em orações; ele também é pintor. Periodicamente, Vissarion desce do topo da montanha para encontrar seus seguidores. Aos domingos, recebe-oos em casa. A economia local é mantida pela comercialização de produtos artesanais, como peças de madeira, produtos téxteis, cerâmica e óleo de cedro. Em suas pregações, ele já foi a Moscou, à Europa Ocidental e Estados Unidos. Ele tem site oficial - VISSARION UNIFAITH - na internet onde podem ser encontrados os livros de sua doutrina: O Último Evangelho.

Fenômeno Social

Autoridades do governo russo e estudiosos da religião consideram a Igreja do Último Testamento um dos mais fortes grupos ou seitas entre as que emergiram na Rússia desde o fim da União Soviética, em 1991. Não é um fenômeno russo. É mundial. Milhares de novos grupos religiosos vêm se formando em todo o planeta. É o resultado de uma desilusão coletiva com as igrejas tradicionais. "É um fenômeno de massa, as pessoas estão procurando alguma coisa..." - comenta Christopher H. Partridge, autor da Enciclopédia das Novas Religiões [Encyclopedia of New Religions].

A teologia dos novos grupos trabalha com interpretações revisionistas do cristianismo, hinduísmo, budismo ou, ainda, com idéias mais exóticas, com a volta do Messias em um disco voador. Alexander Dvorkin, acadêmico moscovita e um dos especialistas russos em novas religiões acha que o culto de Torop explora vulnerabilidades existenciais dos seguidores. Dvorkin estima que, atualmente, cerca 800 mil russos são membros de seitas religiosas novas.

Mark Denisov, representante do governo nas relações com a igreja de Vissarion, disse que as autoridades monitoram de perto a atividades do líder Vissarion. No começo, quando a igreja foi implantada, membros insistiam em cuidar da educação das crianças [fora da escola], recusavam vacinas e outras modernas práticas da medicina. Em conseqüência, pessoas morreram no começo dos anos de 1990; algumas suicidaram-se, outras sucubiram a doenças por rejeitarem tratamento médico. Estes problemas não existem mais; Torop e seus "fiéis" aderiram às leis locais adaptando a doutrina ao sistema oficial de educação e assistência à saúde. FONTE: RELIGION NEWS BLOG

4 comentários:

  1. Devo concordar que as pessoas têm motivo de sobra para estarem desiludidas com as igrejas tradicionais. Contudo, gostaria de conclamar a essas mesmas pessoas, a fixarem seus olhos no Senhor da Igreja, o qual nos faz a seguinte interrogação.
    "Ó povo meu, o que é que te tenho feito? Em que te enfadei? Responde-me". Mq.6:3
    pppauloassis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. A desilusão poderia ser considerada como "falta de fé". O problema não é (são) a(s) igreja(s), o problema é que a igreja é composta por homens, imperfeitos. Líderes espirituais não são perfeitos e não se pode exigir de ninguém aquilo que não se pode dar. Se não somos perfeitos, não podemos querer isso de homens que tentam liderar alguma coisa. De qualquer forma, na grande maioria dos casos de aceitação de novas seitas, cultos, igrejas e seus mestres, pastores, mentores, etc está no "querer acreditar". As pessoas "querem acreditar" em alguma coisa e isso não as deixa pensar com clareza. Qualquer desejo em demasia é prejudicial, inclusive o desejo de acreditar (ou de "ter fé") em alguma coisa. Se os líderes não satisfazem, basta acreditar no Amor, em sentido amplo (amor ao próximo, considerando como "próximo" um inimigo, pois amar um amigo é fácil e não acumula méritos a ninguém. Mérito se tem quando um coração puro ama a seus inimigos).

    Acreditar no Amor deve, antes de ser um "querer", ser um objetivo de vida. A partir deste ponto, nenhuma seita ou líder se fará necessário.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas desistem da igreja por não perceverarem na fé. Muitos criticam os irmãos, pastores, a forma como a igreja é tocada entre outros motivos.

    Vai um recados para todos:
    Irmãos!!! não critiquem seus líderes, pois são autoridades constituidas por Deus sobre suas vidas. Eles erram...e muito as vezes...mas o maravilhoso Espírito Santo usando a vida do pastor me disse: Se eu ti magoar, não reclame e nem fale mal de mim para as pessoas, apenas ore por minha vida.

    Sabe pq? pq quem fala mal do outro está falando mal do próprio Deus!!! pois todos somos feitos a imagem e semelhança Dele.

    E faço uma pergunta a vcs!! de que a igreja é constituida?
    R: De Pessoas!!!

    Não somos perfeitos, pois o perfeito está nos céus, Glória a Deus por isso!!!

    Todos nós somos passivos de erros, mas não olhe para as pessoas como exemplo a ser seguido. Olhe para o autor e consumador da nossa fé JESUS CRISTO.

    Quanto aos irmãos que estão pulando de igreja pra igreja pq sempre vê um erro ou não concorda com a opinião do pastor ou irmão, vou te falar algo:

    O problema não está na igreja, mas em VOCÊS. Por esses motivos a tantas pessoas sendo enganadas por satanás...enquanto vcs ficam se procupando com coisas banais...pessoas estão indo para o inferno, caminhando rumo ao abismo, e o que vcs têm feito?

    Jesus está voltando e vai levar a sua igreja. Qm ficar irá sofrer e muito...pois este mundo é do maligno...

    Satanás sabe que não pode vencer a Deus mas sabe qual é o seu consolo??
    R: O seu consolo é que ele vai levar muitos com ele para o lago de fogo ardente.

    Em Apocalipse está escrito:

    Qm tem ouvidos ouça oq o Espírito diz às igrejas.

    ResponderExcluir
  4. a biblia nos adverte que nos utimos dias virian muitos dizendo ser o messias e enganaria a muitos.

    ResponderExcluir